Reuniões criativas

    Por

    15 | Mar | 11

    Para muitas pessoas o domingo à noite já é um grande tormento porque é o dia que antecede a segunda-feira, ou seja, início da semana de trabalho. A segunda-feira então parece ser um martírio. Quantos comentários pelo twitter ou facebook você vê de pessoas agradecendo os ponteiros por estarem alinhados às 18h? Ou de pessoas mendigando que o tempo passe mais rápido? O fato de muitos não terem prazer nem realização no que fazem torna o trabalho diário um verdadeiro fardo em suas vidas.

    Todavia o trabalho pode e deve ser sinônimo de prazer, de diversão. E eu não estou falando apenas das celebridades, mas também dos advogados, médicos, publicitários, etc. Mas como podemos tornar o nosso dia a dia mais leve, mais divertido, menos burocrático? Sendo apaixonados pelo que fazemos. Assim todas as ferramentas tradicionais (sala de reunião, pauta, ata, relatório, etc) utilizadas podem ser repensadas tanto no layout, organização, condução, apresentação e por aí vai.

    Já pensou em um médico vestido de palhaço para alegrar os seus pacientes graves? Patch Adams, em 1970, inovou a área médica criando uma relação mais próxima com seus clientes. E estes, felizes, produziam mais endorfinas, que atenuavam um pouco a dor que sentiam no tratamento.

    E que tal fazer uma reunião criativa em uma cafeteria dentro de uma livraria? Rodeados de café, brownies e livros, os colaboradores, estimulados pelo paladar e pelo ambiente agradável, podem ser mais produtivos e proativos.

    E se na sua empresa, você não tem essa liberdade de locomoção, reveja a forma como o seu dia é feito. Seguem algumas dicas para deixá-lo mais produtivo e divertido:

    1. Diversifique os participantes da reunião, misture pessoas de diferentes setores para colaborarem em um determinado assunto. Às vezes a solução é tão simples que não percebemos;

    2. Tente fazer as reuniões no horário da manhã, quando estamos mais tranqüilos e descansados;

    3. Faça um concurso de ideias para toda a empresa, pode ser da mais criativa, mais lucrativa, ou a que mais economize os custos;

    4. Responda todas as ideias, explique porque algumas são boas e outras não, assim os colaboradores se sentirão a vontade de continuar participando;

    5. Premie os vencedores com um pequeno mimo e com muito reconhecimento;

    6. Analise cases. Assista a vídeos e a apresentações. Varie na forma de mostrar o problema e de buscar a solução.

    As reuniões não precisam ser desgastantes e tediosas. Alguns assuntos podem até ser, mas a forma como lidamos com eles pode ser a chave para desmitificá-los. É muito importante também ter foco para obter um melhor aproveitamento do tempo. Se você conseguir lidar com uma pendência em curto prazo sobrará tempo para investir em outra coisa com a equipe como a discussão de uma leitura, filme ou acontecimento. Dê liberdade para todos pensarem e o resultado será surpreendente para você, para seus colaboradores e para sua empresa.

    * * * * ½ 5 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados