Qual o comportamento dos Brasileiros na Internet?

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    11 | Jul | 13

    A E.life, empresa brasileira líder na América Latina no que diz respeito à inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais, apresentou, no início desde mês, os resultados da pesquisa “Hábitos e Comportamento dos Usuários de Redes Sociais no Brasil”. O estudo teve o objetivo principal de entender como os brasileiros avaliam e utilizam a rede mundial de computadores. Com esses dados, temos uma rica fonte de informação para avaliarmos melhor nossas estratégias de marketing online, afinal, os internautas são também consumidores!

    Como o comportamento dos internautas afeta a comunicação online das marcas

    Entre os assuntos presentes no questionário da pesquisa, que foi toda feita por meio online, estavam os locais e as plataformas que os usuários mais usam para acessar a rede, o tempo de permanência e as principais atividades que são realizadas enquanto se está conectado. Vamos avaliar o que mais se destacou em cada um desses pontos e no que isso influencia as nossas estratégias de marketing.

    Como o comportamento dos internautas afeta a comunicação online das marcas 1. Plataformas de acesso

    O que já era de se esperar, o estudo mostrou o crescimento do uso dos dispositivos móveis como ferramenta de acesso à rede. Mais de 53% dos usuários brasileiros navegam na internet por meio do smartphone, sendo este o modo de acesso principal para mais de 10%. Dos respondentes, 62% acessam a internet por meio de algum dispositivo móvel, seja o smartphone ou tablet, um percentual próximo ao número de pessoas que acessam via notebook, que é de 66%.

    No que influencia?

    Com esses dados, a adaptação da comunicação da empresa para as telas dos smartphones e tablets se torna imprescindível. Já pensou quantos consumidores deixaram de saber informações sobre a sua empresa porque não conseguiram visualizar o seu site direito? As ferramentas de publicidade online, como o Google Adwords, já oferecem formatos de anúncios específicos para as plataformas móveis. Outro tipo de publicidade (apesar de não parecer publicidade) que pode ser feita são os aplicativos. Que tipo de informação relevante a sua marca pode oferecer por meio de um aplicativo para o consumidor? Pense nisso!

    2. Tempo gasto no acesso

    Mais da metade dos entrevistados (55%) passa até 10 horas por semana navegando na internet por dispositivos móveis. Se for feita uma separação, os usuários do tablet chegam a ficar até 20 horas semanais. De um modo geral, 54% dos internautas passam pelo menos 30 horas por semana na rede.

    No que isso influencia?

    Não podemos deixar de lado a comunicação online da empresa! Tudo bem, eu tenho uma página no Facebook, um perfil no Twitter, um perfil também no Instagram e no Pinterest e pronto, já fiz minha parte. Não é bem assim! Não adianta estar presente em todas as redes sociais possíveis se a sua comunicação não estiver de acordo com aquilo que a empresa é. Escolha as redes sociais certas e as mantenha atualizadas diariamente com conteúdo relevante.

    Como o comportamento dos internautas afeta a comunicação online das marcas

    3. Principais atividades realizadas na rede

    Facebook! Não tem como fugir. A rede social de Mark Zuckerberg é realmente a mais queridinha de todos os brasileiros. Do total de pessoas entrevistadas, 98% dizem acessar alguma rede social e, destes, 81% acessa o Facebook. O Google Plus, por sua vez, apresenta um crescimento interessante, e já registra 71% de usuários cadastrados. Porém, a rede social que mais cresceu foi o Instagram, com 22% dos entrevistados cadastrados.

    Ainda em relação às redes sociais, 67% dos entrevistados afirmam seguir páginas de empresas, produtos e serviços para receber atendimento (SAC ou relacionamento) sempre que precisar. No Facebook, 93,3% curte perfis de marcas que admiram e, destes, 48% passou a admirar mais a marca depois de acompanha-la na rede social.

    No que isso influencia?

    Isso só reforça o pensamento de que redes sociais são feitas de relacionamentos. Interação sincera e honesta entre marcas e pessoas. Com o aumento do acesso por meio de dispositivos móveis, o crescimento do Instagram não é nenhuma surpresa. E o sucesso do Facebook? Nem se fala! Logo, se a sua empresa quer se relacionar mais e melhor com os seus clientes, manter uma comunicação atualizada nessas plataformas é fundamental.

    Acesse o estudo completo feito pela E.life. Além do que já foi falado nesse post, a pesquisa mostra quais são as motivações dos usuários para se cadastrar em uma determinada rede social e uma análise mais aprofundada do relacionamento entre pessoas e marcas através do Facebook.

    Entender o comportamento do usuário é extremamente importante para as suas estratégias de marketing online. A dica é a sua marca aproveitar os hábitos e tendências de comportamento para construir uma história na mente e no coração do consumidor. Desse modo, as marcas se tornam amigas e companheiras de um cliente fiel.

    Para a sua empresa se comunicar de maneira efetiva com os seus consumidores através dos meios digitais, conheça o serviço de Gestão de Conteúdo Digital da Being! Nunca é tarde para dar o primeiro passo!

    Fonte: [1]

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