Agenda Setting na Internet – está todo mundo falando sobre o mesmo assunto?

    Por

    07 | Jun | 13

    Já aconteceu com você: ao acessar o seu Facebook, você começa a ver diversas postagens sobre um determinado assunto. Às vezes, você nem quer saber sobre ele, mas não parece existir essa alternativa, já que todos estão comentando! Quando acontece um evento cujo tema é muito inusitado ou comum para a população, todos resolvem comentar e explicitar a sua opinião acerca dele – ainda mais nas redes sociais.

    No jornalismo, existe um termo para isso: teoria do agendamento (ou Agenda-setting, no inglês). A teoria de 1970 explica que é a mídia quem determina a pauta que será discutida pela opinião pública no momento. E ela faz isso destacando alguns temas e, obviamente, deixando outros de lado.

    Quer um exemplo? Há poucos meses, o grande assunto da vez era o tomate(ela mesma, a fruta). A elevação no preço do alimento gerou uma forte repercussão nas mídias, as eletrônicas, as impressas e, claro, as online. Da charge no jornal às montagens no Facebook, todo mundo estava falando sobre o tomate, fazendo trocadilhos e, ainda, participando pessoalmente com suas opiniões, fotos e outras sacadas.

    É claro que as mídias digitais ampliam muito mais a participação da população nesta teoria, já que podemos vê-la na prática digital. Sempre que surge um novo “meme”, a velocidade com que ele se alastra, devido à interação do público nas mídias digitais, tem ajudado a alcançar proporções ainda mais significativas.

    Entretanto, quem se lembra da Luiza que estava no Canadá? O outro lado da história é que, se em determinado período uma notícia é um grande destaque, pouco tempo depois ela perde a vez para o próximo assunto do momento. E sempre existe uma notícia mais relevante para substituir a outra, mesmo que o tema dela não seja assim tão relevante.

    No fim das contas, nem tudo que está se falando no momento é realmente importante – e isso mascara outros temas que deveriam ser destaque. Mesmo que a mídia esteja o tempo todo jogando novos assuntos, cabe a nós participarmos ou não da discussão – e a escolha sobre o que queremos falar (ou não) na Internet é o que caracteriza a nossa liberdade de expressão nesse meio, que ainda é muito maior que nos demais.

    Qual será, então, o próximo meme do momento? O que você acha que deveria ser discutido nas redes atualmente? Participe e deixe a sua opinião! ;)

              0 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados