Storytelling no Facebook

    Por

    08 | Mar | 12

    Já falamos aqui no blog da Being sobre Storytelling para empresas, mas em uma abordagem bem ampla. Hoje falaremos sobre este tema dentro das mídias e redes sociais e como o Facebook deu uma forcinha ao implantar o recurso de Timeline para fanpages. Vamos lá?

    storytelling-facebook-timeline-fan-page-being-marketing-01

    Antes de tudo, vamos pensar um pouco mais sobre o storytelling. Apesar de vê-lo como tendência de negócios, contar histórias é natural do ser humano. Fazemos isso sem perceber. E nos identificamos quando ouvimos uma história bem contada, que nos faz refletir e nos deixa envolvidos. Às vezes, deixa até aquele “uau!” de encantamento.

    storytelling-facebook-timeline-fan-page-being-marketing-02

    As redes sociais se tornaram um ótimo canal para fazer storytelling, principalmente o Facebook, com a nova timeline. Apesar de não agradar tanta gente, a nova interface oferece um mundo de oportunidades para o usuário contar um pouco de seu dia a dia para o seu público: amigos e familiares. E não é isso que todo mundo quer? Ouvir e ser ouvido? :)

    Pois é, as empresas também querem (claro!). E o Facebook, mais uma vez, facilitou isso com a implementação da timeline para as fanpages. Assim como você quer estar onde seus amigos estão, as empresas querem estar perto de onde os storytelling-facebook-timeline-fan-page-being-marketing-04 clientes estão. Em um mundo corporativo onde todos batalham por um pouquinho de atenção, uma ferramenta como essa pode ajudar a empresa a fazer o consumidor parar um pouco e ouvir o que ela tem a dizer, conhecê-la mais profundamente e se identificar com ela.

    Fazer storytelling para empresas não é só fazer branding, nem só fazer campanha, nem só criar um slogan, nem só contar histórico (como disse muito bem o Bruno Scartozonni aqui). É mais que isso. As pessoas se conectam com histórias, fictícias ou reais, contadas de maneira envolvente e bem construídas. Não precisa focar necessariamente na figura do fundador da empresa, nos prêmios recebidos ou em sua capacidade produtiva. Aposte no fator humano. Conte a história das pessoas por trás da empresa, das adversidades pelas quais vocês passaram juntos, das mudanças que acompanharam e dos sonhos e metas que esperam alcançar no futuro. Fale sobre a missão e valores da sua empresa, do que ela faz pra melhorar a sociedade, das inspirações que a cercam no dia a dia e do otimismo em vencer os obstáculos para o crescimento.

    storytelling-facebook-timeline-fan-page-being-marketing-06

    - Utilize os marcos para pontuar datas e momentos históricos em sua empresa.

    - As fotos e postagens no mural da sua fanpage vão falar sobre o seu cotidiano e conversar com o público sobre novidades.

    - A capa, principal atrativo da nova fanpage, é o seu cartão de visitas. Lembra que “uma imagem vale mais do que mil palavras”? De nada adianta construir uma timeline rica se a fanpage é um banner de promoção. Utilize a capa para mostrar seu conceito e encantar seu visitante logo de cara.

    - E aquelas abas de Welcome, Institucional, Promoções etc não devem ser esquecidas: ficam todas ali do lado e também podem ser customizadas.

    storytelling-facebook-timeline-fan-page-being-marketing-07

    Explore! Use sua criatividade e transforme sua fanpage em uma plataforma rica, convidativa, personalizada, audiovisual e interativa. Capriche no conteúdo e lembre-se: COMO você conta sua história faz toda a diferença.

    Muito em breve falaremos mais sobre este tema por aqui. Fiquem de olho nas novidades e até a próxima!

    Being Marketing nas redes: Facebook | Twitter | Youtube

    * * * * * 4 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados