Relação entre marcas e ícones – Neymar e o Barcelona!

    Por

    28 | May | 13

    Todos querem estar próximos de quem se destaca. Quando alguém transcende o comum, costumamos tê-lo como exemplo, ícone e, às vezes, ídolo. Só que isso não se aplica exclusivamente às relações sociais, acontecendo também nas relações comerciais. É aí que entram as marcas e suas estratégias de marketing.

    Assim como todos querem aparecer junto de seus ídolos, as marcas querem estar juntas ao ídolo de todos. Um caso que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos é o do jogador de futebol Neymar que, a partir do esporte, conseguiu reunir diversas virtudes que o transformaram em um exemplo brasileiro de superação e brilhantismo.

    Aliar uma marca a alguém é uma prática recorrente, que visa reforçar o posicionamento da empresa em algum aspecto, apropriando-se também das características do seu ‘apadrinhado’. Além disso, a marca faz o papel de mediador, pois, na maioria das vezes, o único contato que um fã tem com seu ídolo é poder usar algo associado a ele, como um tênis ou uma blusa.

    Por tudo isso, Neymar se tornou um verdadeiro ‘artigo de luxo’ do mundo das marcas e no próprio ambiente esportivo. Tanto que sua nova contratação pelo time espanhol Barcelona chegou a mais de 270 milhões de reais (podendo ainda aumentar futuramente), a segunda contratação mais cara do clube, perdendo só para o contrato do jogador Messi.

    Esse valor não representa apenas o potencial do jogador brasileiro, mas também tudo que está associado a ele, como as diversas marcas gigantescas, tais quais Santander, Nike, Panasonic, Unilever, Claro, Red Bull, Lupo, Tênis Pé Baruel, Ambev, Bateris Heliar, Volkswage e GSK, e a grande exposição do jogador nas mídias, que vai repercutir diretamente em visibilidade para o clube e como reforço das ações de marketing do mesmo.

    Relação entre marcas e ícones – Neymar e o Barcelona!

    No fim das contas, o próprio jogador Neymar se tornou uma ‘marca’ (não estamos falando sobre a marca NJR, criada pelo jogador). E por conta do atual prestígio dessa nova ‘marca’, ele está sendo cada vez mais cobiçado por clubes e publicidades. O contrato com o clube Barcelona representa essa busca em usar o peso da marca Neymar em favor do clube. Um investimento que está além da aquisição de um bom jogador, mas que representa toda uma estratégia em adquirir visibilidade e lucros para o time a partir da presença de um ídolo mundial.

    Fontes: 1 e 2

    * * * * * 1 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados