Mídia digital virou moda?

    Por

    19 | Nov | 10

    Como a confusão de conceitos entre marketing e propaganda pode atrapalhar o novo mundo do marketing digital.

    No ano passado participei de um programa na TV cujo tema da entrevista era a utilização das redes sociais como ferramentas de marketing. A discussão girou em torno da pergunta: como as empresas podem ganhar dinheiro por meio das redes sociais?

    Esta questão evoca um problema que já venho discutindo há tempos. E a conclusão é uma só: marketing digital é marketing! Parece óbvio, mas se olharmos um pouquinho mais de perto, veremos que o que está acontecendo é mais uma euforia em torno das redes sociais do que propriamente marketing. Os mesmos fundamentos, conceitos e estratégias que utilizamos em marketing devem ser utilizados e aplicados para a o meio digital. Escrever no Twitter ou ter uma página corporativa no Facebook não significa que a empresa tenha uma estratégia de marketing digital, significa apenas que ela usa algumas redes para falar na internet.

    Um plano de marketing requer análise de mercado, análise de concorrentes, estudo de público-alvo, posicionamento, estratégia, branding e planejamento de comunicação. As redes sociais, assim como a internet, são um meio moderno e mais dinâmico de comunicação com o mercado. A tecnologia permite muita coisa que antes seria dispendioso ou até impossível, mas os fundamentos são os mesmos.

    As redes sociais praticam em sua essência um tipo de ação chamado de Buzzmarketing, ou seja, o velho e bom “boca-a-boca” (ou computador-a-computador, sei lá). As redes dão mais credibilidade do que uma propaganda convencional, porque geralmente são constituídas de pessoas desprovidas de interesses comerciais. As redes sociais são mais informais e mais diretas, em geral são interativas e colaborativas.

    Bom, quer ganhar dinheiro com as redes? Seja relevante, tenha conteúdo interessante e as pessoas vão se interessar por você ou por sua empresa; se isto ocorrer seu público vai falar com você, de você e sobre você. Audiência e atenção: eis a chave para transformar informação em dinheiro.


    Autor: Bosco Couto @boscocouto
    Consultor de Marketing e Estratégia
    Sócio Diretor da BEING Marketing

    Este texto foi publicado na Revista Público A – Edição Outubro/2010.

              0 votos.


Comentários (1)

  • [...] This post was mentioned on Twitter by 2naBossa, Rafael Neves and BEING, Rebeca Freitas. Rebeca Freitas said: Mídia digital virou moda? – Being Blog http://t.co/Z4Q1pAO via @beingmkt [...]

  • Comentário










    * Campos obrigatórios

    << voltar à página inicial

    • 85 3402.3898


    • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

    © 2011    Being    todos os direitos reservados