Estratégias de branding na era da web participativa

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    01 | Feb | 13

    Estamos vivenciando a era da web participativa. Redes sociais, blogs e sites interativos fazem parte do dia a dia de todos nós. Na internet, podemos falar diretamente com as marcas, como se elas fossem mais um de nossos amigos. Queremos uma resposta rápida, que resolva nossos problemas, e que nos valorizem. Portanto, é importante que os gestores de marketing e branding planejem suas estratégias com base nesse novo cenário!

    Estratégias de branding na web 2.0

    Uma das principais características da web participativa é a valorização do usuário. Oferecer uma rica experiência e adaptar softwares e aplicativos conforme o uso que fazemos deles é a chave do avanço da web. Podemos dizer, então, que esse novo cenário de marketing está pautado nos seguintes pilares: interatividade, conteúdo, facilidade, agilidade, socialização e comunicação.

    Nessa realidade, as empresas só vão conseguir sobreviver de forma lucrativa com as suas marcas quando conseguirem falar “com” os seus consumidores, e não “para” eles. O diálogo, agora, se baseia no relacionamento e no engajamento do público-alvo com a comunicação da marca.

    Para isso, as empresas precisam ter, de forma bem definida, uma estratégia de branding digital, ou de comunicação digital, ou de marketing digital – não importa o nome, e sim o objetivo final de se relacionar com o consumidor. No entanto, antes de elaborar as estratégias digitais, é imprescindível não confundir estratégia e plataforma!

    Estratégias de branding na web 2.0

    • Plataforma: redes sociais, blog, mídias sociais, sites interativos, dentre outras tecnologias, são plataformas, ou seja, novas mídias disponíveis à comunicação da empresa.
    • Estratégia: são ações de comunicação e marketing que se utilizam dessas novas plataformas para promover a marca. Ou seja, a estratégia é o modo como os gestores utilizam as novas mídias para a publicidade e o marketing de suas empresas.

    Dentre as estratégias que podem (e devem) ser utilizadas no ambiente digital, destacam-se:

    1. Marketing de conteúdo

    Uma marca só vai conseguir realçar o relacionamento que mantém com seus consumidores, procurando atingir uma profundidade cada vez maior nesse relacionamento, através da difusão de informações ricas e detalhadas sobre o que ela é e representa. Contar a sua história, os benefícios e as vantagens de seus produtos e serviços, assim como outros assuntos relevantes para o público, faz parte da estratégia de conteúdo da marca no ambiente digital.

    2. Websites que expressam a essência da marca

    O website da marca deve oferecer um motivo relevante para que seja visitado pelo usuário. Ele não deve deixar os visitantes confusos ou frustrados, muito pelo contrário, ele deve ser o ambiente que reflete as principais associações da marca dentro do meio digital. E o mais importante, o site deve aproveitar os recursos oferecidos pela web 2.0, como plugins sociais do facebook, twitter e google plus.

    3. Marketing nas redes sociais e mídias sociais

    O marketing de relacionamento visa aproximar a marca do consumidor através de um relacionamento sincero e constante. As estratégias de marketing nas mídias sociais permitem à marca um verdadeiro mergulho no mundo do cliente. Conhecendo profundamente os gostos e necessidades dos clientes, por meio da análise de seus comportamentos, postagens e interações com os amigos nas redes sociais, a marca consegue focar melhor toda a sua comunicação, e inclusive melhorar os próprios produtos e serviços.

    4. Marketing Viral

    Outra estratégia que visa promover a marca no ambiente digital é o marketing viral. O intuito principal dessa estratégia é conceber algum tipo de material multimídia que transmita algum tipo de sentimento aos usuários. O objetivo é que esse material seja rapidamente espalhado pela rede, como se fosse um vírus. A campanha de marketing viral tem que estar associada com as principais características da marca para promover seus benefícios e vantagens de uma maneira criativa e não interruptiva.

    5. E-mail Marketing

    O e-mail marketing é uma das estratégias mais antigas dentro do meio on-line, sendo considerada a mala direta da Internet. Porém, apesar de antigo, o e-mail marketing é uma ótima opção para uma comunicação segmentada e padronizada da sua marca. Com um banco de dados bem estruturado, as empresas conseguem mostrar seus produtos, serviços e a história da marca diretamente para o cliente de uma forma eficiente e com um custo muito menor do que as estratégias de mala direta convencionais.

    O mais importante é conciliar as estratégias de marketing e branding tradicionais com as estratégias digitais. Uma comunicação integrada é muito mais benéfica à construção da imagem da marca da empresa. A Being Estratégia e Marketing acredita na integração das estratégias de marketing on-line e off-line, e auxilia seus clientes com serviços de consultoria de marketing e gestão de conteúdo para os meios digitais. Conheça os nossos serviços e a nossa essência!

    Você também pode entrar em contato com a gente através dos nossos canais digitais: Facebook, Twitter, e Instagram! Até mais! ;)

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