Considerações sobre o Comportamento do Consumidor

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    27 | Apr | 11

    Sábado nos encontraremos no #cafecommarketing para discutir sobre esse assunto com mais profundidade, enquanto isso vamos trocar umas figurinhas por aqui?

    Consumir: atividade prazerosa e peculiar. Você tem sede, poderia simplesmente beber água, mas opta pelo chá gelado com zero caloria. Precisa de um sabão para lavar roupas e fica perdido analisando a gôndola com as opções líquida, antialérgicas, com ou sem perfume e por aí vai. Quais são as nossas motivações? Estilo de vida, contexto, poder aquisitivo, ideologias e muitos outros fatores permeiam nossas escolhas.

    Nós geralmente não consumimos a primeira coisa que está à frente. O consumo é um processo que envolve muitas variáveis – culturais, sociais, pessoais e psicológicas – e se fosse uma atividade fácil que demandasse pouco de nós, não nos deslocaríamos quilômetros e quilômetros para comer em um determinado lugar por causa da ambientação ou só para ver o pôr do sol de um ângulo diferente.

    O comportamento do consumidor pode ser compreendido como uma série de atividades físicas, emocionais e mentais realizadas na seleção, aquisição e uso de produtos ou serviços para satisfação de nossas necessidades e desejos – dois conceitos confundidos com freqüência. Explicação rápida: Você tem sede. Você não precisa beber Coca-Cola. Um líquido como a água resolveria seu problema. Você bebe o refrigerante pelo desejo.

    Estudar o comportamento do consumidor é indispensável para que os profissionais de marketing possam desenvolver estratégias mais eficazes e coerentes com as expectativas do público das marcas. O consumidor deve ser estudado tentando-se verificar seu posicionamento frente à empresa e sua imagem, aceitação ou rejeição do produto que produz e a opinião em relação a preços, distribuição e serviços.

    Novas tecnologias, ideologias e práticas são incorporadas no nosso cotidiano em intervalos de tempo cada vez menores. Somos motivados por nossas necessidades básicas e influenciados pelo nosso meio social que muda com frequência. É muito importante que as marcas acompanhem as mudanças do contexto do público-alvo para fazer adaptações nas linhas de comunicação, lançamentos de produtos, distribuição, ponto de venda, etc.

    Recentemente tivemos o exemplo da Arezzo que lançou uma linha de produtos feita com pele de animais. Independente das peles serem certificadas e legalizadas, a maior parte do público da marca não reagiu bem e repudiou a coleção. Tão importante quanto à preocupação de manter o público com novos produtos e tendências é acompanhar as pesquisas de comportamento do consumidor para prever a aceitação das novidades e a identificação do público com a marca.

    Essas foram apenas algumas considerações iniciais. Para saber mais – bem mais! – venha participar da 8ª edição do #cafecommarketing. O tema será Comportamento do Consumidor. O cafecommarketing acontece neste sábado, dia 30, na Livraria Cultura a partir de 10h30. Os palestrantes são Christian Avesque e Bosco Couto. Para mais detalhes acesse o site do encontro http://cafecommarketing.being.com.br/ .

    Referência Bibliográfica: Psicologia do Consumidor e da Propaganda.


    Imagem fonte: Blog do Elias1, Legal Juice  2

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Comentários (3)

  • Belo texto, Rebeca! Resumiu bem o assunto e deixou a “pulga” na orelha pro próximo CcM. Nos vemos lá! Abraço!

  • Rebeca Freitas says:

    Oi, Danilo!
    Agradeço o elogio e o carinho. O intuito era bem esse mesmo só uma instigação inicial. Meu sonho é que tivesse alguma especialização aqui em Fortaleza com esse foco. Até o cafecommarketing :)

  • Katiana Moraes says:

    Ótimo tema, será minha primeira participação de inumeras no café com marketing, estou ansiosa para a palestra, do meu orientador. Até sábado!!

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