A era digital e o marketing boca a boca

    Por

    16 | Nov | 12

    Não é novidade que estamos na era digital. Na verdade, já contamos com gerações que nasceram em tempos de internet, smartphones, redes sociais e todo o tipo de tecnologia que conecta tudo a todos e ainda permite interatividade. Tanto, que costuma ser usado o termo era da informação, pois somos bombardeados por conteúdo nas ruas, nas televisões (cada vez mais interativas), SMS no celular e notificações em todos os aparelhos que se conectam de alguma forma à internet.

     

    Toda essa informação nos fez criar uma espécie de ‘escudo’, que tenta filtrar esses conteúdos. Assim, nos tornamos mais críticos a respeito das informações. Tanto é que, há algum tempo, um anúncio na tv já era o suficiente para alavancar as vendas e por a imagem da marca em destaque. Hoje em dia, a propaganda offline continua sendo importante, mas não tão potente quanto antes.

    O marketing boca a boca, ou seja, a estratégia onde pessoas alheias aos interesses da empresa difundem a marca entre seu círculo de relacionamentos e assim por diante, sempre foi um dos métodos mais efetivos de construção de imagem, de divulgação e de vendas. Mas, sempre foi um processo pontual, limitado pelo grupo social. Atualmente, porém, com a fantástica ascensão das redes sociais online, o alcance foi expandido exponencialmente e temos a capacidade de nos dirigir a outros tantos que nem mesmo conhecemos ou podemos chegar a um dia conhecer.

    Anos atrás, as empresas queriam que as pessoas estivessem falando delas. Hoje, as empresas precisam que seu público esteja postando, comentando ou tuitando. A abrangência e credibilidade de um comentário pessoal numa página do Facebook, por exemplo, é muito grande. Seu público vai estar compartilhando sua imagem, serviços ou produtos para um público em potencial que possui uma série de interesses em comum.

    Em suma, estamos em um período que as marcas e empresas precisam se humanizar, trabalhar com o relacionamento direto ao público e explorar a grande capacidade de feedback que as redes sociais e a internet proporcionam. Nas redes online as opiniões pessoais são muito mais difundidas e aceitas, o que constitui a importância do marketing boca a boca nesse meio.

    Conte para seus amigos e continue acompanhando a Being através do Facebook e do Twitter para saber mais do universo do marketing.

    * * * * * 1 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados