Gestão de relacionamento nas Mídias Sociais

    Por

    26 | Mar | 13

    Não é preciso dizer que, atualmente, é muito importante as empresas estarem presentes nas redes e mídias sociais para fortalecer a sua presença perante os consumidores. Investir em marketing digital é ampliar as possibilidades de comunicação com um público consumidor cada vez mais informado e exigente. Porém, para que as estratégias de posicionamento no ambiente on-line realmente funcionem é preciso que os gestores tenham como foco a construção de um relacionamento sincero, profundo e duradouro com os clientes.  A empresa vai conseguir aumentar as vendas? Sim, mas o caminho é trabalhoso!

    As redes sociais on-line são redes de pessoas que se relacionam umas com as outras por meio de conversação e compartilhamento de conteúdo. Essas relações formam os chamados laços sociais. As pessoas compartilham qualquer tipo de informação em seus laços sociais, que podem ser compostos por familiares, amigos, colegas de faculdade, colegas de trabalho e por aí vai!

    Gestão de relacionamento nas mídias sociais

    As empresas precisam lançar um olhar mais atento ao que essas pessoas estão compartilhando, afinal, o nome da marca pode estar no meio de toda essa conversa! Já pensou no que elas podem estar falando sobre você? Não? Pois é aí que está a oportunidade de construir um relacionamento sincero. As pessoas já estão falando da sua marca, trabalhe esse fator como algo positivo para o seu negócio!

    Mas, afinal, o que é preciso para ter uma boa gestão de relacionamento com os clientes nas mídias sociais?

     

    1. Mudança na Cultura Corporativa

    Gestão de relacionamento nas mídias sociais A empresa precisa estar disposta a escutar e, acima de tudo, conversar e se relacionar com os clientes através dessas novas mídias. Não adianta enxergar esses novos canais de comunicação como mais um meio de aumentar as suas vendas. Não é só divulgar o produto e o serviço e pronto, acabou! Como se faz em um outdoor ou em um anúncio de revista.

    Os gestores precisam conhecer a dinâmica de funcionamento das mídias sociais. As redes sociais on-line se traduzem em diálogo e relacionamento. Portanto, agir com desconhecimento e soberba é um erro que deve ser evitado nesse novo ambiente. Todo o cuidado é pouco!

     

    Mas como dialogar e construir esse relacionamento? Criei minha página no Facebook e meu perfil no Twitter, Instagram, Pinterest, etc, etc! E agora? O que eu faço?

     

    2. Entenda o Novo Consumidor

    Gestão de relacionamento nas mídias sociais Aqui, vale a pena destacar uma característica: o novo consumidor está interessado em interferir no desenvolvimento dos produtos e serviços que utiliza. Ele quer comentar, opinar, questionar, dialogar e colaborar com as marcas que gosta e que fazem parte do seu dia a dia. Esse novo consumidor é participativo, exigente e sabe que tem uma ótima ferramenta em suas mãos!

    Imagina que você adquire um produto ou serviço que, na prática, não corresponde em nada com as expectativas geradas pela propaganda. Qual é a sua reação? Dividir o seu sentimento de decepção nas redes e mídias sociais com os seus amigos, alertando-os? Provavelmente!

    Continuemos nessa mesma situação. Imagina que essa marca tenha uma presença ativa e bem gerenciada nas redes sociais. O consumidor vai ter a chance de compartilhar a sua frustação diretamente com ela, sem rodeios e firulas. E a marca? Vai ter uma ótima oportunidade de conversar com o cliente, resolver o problema, encantá-lo e, ao final de todo o processo, quem sabe reverter a situação a seu favor!

    Mas calma, para que isso aconteça é preciso ter um ótimo planejamento! Então, já podemos partir para o próximo ponto.

     

    3. Crie um Planejamento de Marketing para as Mídias Sociais

    As empresas devem aproveitar esse novo cenário e oferecer conteúdos relevantes para os seus consumidores conectados. As redes sociais estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana.  Ou seja, o consumidor pode entrar em contato com a sua marca quando ele quiser! Portanto, cuidado com o que você compartilha. É a imagem da sua marca que está em jogo!

    Ao criar um planejamento de conteúdo para as redes sociais da sua empresa você vai ter a oportunidade de contar a história da marca e de se aproximar dos seus consumidores de uma maneira profunda e sincera. É na sua estratégia de conteúdo que você vai definir o que, de fato, a marca vai oferecer de valor para o cliente no meio on-line.

    Gestão de relacionamento nas mídias sociais

    Que tipo de informação é relevante para o seu mercado? Que tipo de conteúdo a ser compartilhado vai influenciar a escolha do consumidor no momento da compra? Qual é a linguagem da minha marca? Quais são meus valores como marca e como devo transmiti-los ao meu público? Com esse planejamento bem definido, aos poucos os clientes vão se tornar cada vez mais íntimos da marca.

    Outra dica: procure sempre estimular o engajamento e a participação. O consumidor deve achar o conteúdo relevante e interessante para as suas necessidades. Deve achar sincero, atrativo e de acordo com o que a marca comunica nos outros canais – como televisão, outdoor, revista, pontos de venda, etc.

    Por fim, uma frase que resume bem o que eu quis dizer até aqui: a empresa precisa se comunicar com os seus fãs como se estivesse conversando com os amigos, onde cada um tenta exprimir a sua identidade e personalidade de uma maneira sincera e recíproca.

    Para exemplificar o que estou querendo dizer, veja só que interessante esse case do restaurante Rhelk´s Fast Food. A marca recebeu, em sua página do Facebook, a seguinte sugestão de uma cliente: “e se vocês vendessem hambúrguer de siri, eu iria amar. Que tal?” Veja qual foi a resposta clicando aqui.

    Tanto os consumidores, como as empresas, tem em suas mãos grandes ferramentas de relacionamento. Cabe a cada um de nós saber usá-las de uma maneira proveitosa e, acima de tudo, respeitosa para ambos os lados! ;)

    * * * * * 2 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados