Tecnologia 4G no Brasil

    Por

    25 | Apr | 13

    E quando menos se esperava, eis que finalmente chega ao Brasil a tecnologia 4G. Há poucas semanas a primeira operadora iniciou sua cobertura 4G, e até o fim desse mês todas as outras operadoras também devem disponibilizar esse novo sinal. Embora essa tecnologia ainda esteja engatinhando no Brasil, enquanto em alguns outros países já estão iniciando os testes com o 5G, a implementação dessa tecnologia no país não vai deixar de inovar o modo como os brasileiros usam a internet móvel.

    Tecnologia 4G no Brasil - Being

    Para entender melhor, a sigla 4G significa Fourth Generation, ou 4ª geração. Ou seja, estamos entrando realmente em um novo nível da internet móvel. Comparando o 4G com o nosso atual 3G, que já foi considerado uma grande revolução, encontramos o seguinte: Na tecnologia 3G é disponibilizado pacotes de transferências que chegam a 10mb/s, enquanto na tecnologia 4G existirão planos de até 100mb/s!

    Além disso, a internet 4G usará uma nova faixa de frequência. Seria como ampliar uma avenida, ou seja, caso a faixa 4G fique congestionada, alguns usuários passarão a usar a faixa 3G, e assim sucessivamente, diminuindo o congestionamento e facilitando o tráfego.

    Isso significa que o hábito do consumidor brasileiro de internet móvel irá mudar. Com o aumento substancial da quantidade de transmissão de dados e o uso de uma nova faixa de frequência, esses usuários vão poder baixar programas muito mais pesados e acessar página em velocidades quase instantâneas.

    Tecnologia 4G no Brasil - Being

    Essa mudança de hábito vai acarretar também em uma mudança dos padrões de serviços oferecidos. Será possível criar aplicativos muito mais elaborados para o uso em smartphones e tablets, por exemplo. Isso tudo vai intensificar as possibilidades do uso da internet com ações de diversas naturezas, incluindo marketing. E com a chegada dos aparelhos 4G, haverá uma possível diminuição de preços nos aparelhos 3G, acarretando em uma ainda maior disseminação de smartphones no território nacional.

    Quando o 4G estiver mais estável e sólido no Brasil, teremos um país muito mais conectado. Cada vez mais pessoas estarão andando nas ruas com seu Facebook ligado, conferindo as atualizações enquanto segue seu caminho. Twittando cada coisa nova, substituindo o SMS. Enfim, o mundo real estará cada vez mais virtual e vice-versa. Agir e estar em apenas um deles poderá já não ser tão efetivo.

    Fontes: 1 e 2

    * * * * * 2 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados