Os 10 rumos das mídias sociais para 2010

    Por

    16 | Feb | 10

    Impossível separar atualmente as mídias sociais do resto do mundo online. O Facebook, por exemplo, alcançou 350 milhões de usuários é responsável por 25% do tráfego na web. Quase 1 em cada 5 pessoas online utilizam o Twitter para verificar mensagens de status, e 94% das empresas planejam manter ou aumentar o seu investimento em ferramentas empresariais de mídias sociais. A comunicação nessas redes de relacionamento não é mais considerada um modismo da web 2.0. Mas quais seriam os próximos passos das redes sociais?

    1)     A mídia social será uma experiência única e incorporada em nossas atividades

    O ano de 2010 será baseado na integração das plataformas, produtos e dispositivos. Web, celular, TV e vídeo online serão experiências quase inseparáveis. Os usuários terão acesso em vários dispositivos, e terão cada vez mais portabilidade para seus conteúdos (vídeo, fotos, textos) enquanto interagem com outros usuários. O entretenimento online ganhará mais força. Esta tendência irá afetar todas as atividades: jogos, compras, emails e mensagens de texto.

    2)     A inovação nas mídias sociais não será mais ditada pela tecnologia

    Com a maturação da tecnologia de web e a quase eliminação das barreiras, como plataformas fechadas, as empresas irão inovar a maneira como utilizam a tecnologia existente, em vez de se concentrar nas próprias melhorias tecnológicas.

    3) Os dispositivos móveis serão sem dúvida a principal atração

    Em todo o mundo, o iPhone corresponde a 33% do tráfego web mobile e a previsão é que o número desses usuários atinja cerca de um bilhão em 2010. Quando as barreiras tecnológicas cederem, as pessoas vão usar seus telefones cada vez mais como computadores, e deles acessarem redes sociais, fazerem pesquisas, leitura de conteúdo e muito mais.

    4)     Pessoas e empresas vão querer ser proprietárias de suas informações

    A tendência é que em 2010 as empresas tomem medidas para proteger seus conteúdos, sua propriedade intelectual, sua localização e seu custo. Com o crescimento do conteúdo gerado pelo usuário e a diminuição da relevância dos resultados de busca, as pessoas vão mudar gradualmente a confiança que tinham em grandes agregadores como Google, Microsoft e Yahoo, para procurar e encontrar conteúdo em locais específicos.

    5)     As empresas irão moldar a próxima geração do que chamamos de “mídia social”

    Empresas e grandes instituições foram os autores de alguns dos pilares da mídia social; listas de discussões, fóruns, intranets e ferramentas de colaboração. Em 2010 veremos um aumento na adoção das mídias sociais no mercado corporativo. As empresas irão forçar melhorias que atendam suas necessidades, especialmente em torno da monitoração, automatização, sincronização com vendas e integração com sistemas existentes.

    6)     O retorno sobre investimento será mensurado, e fará diferença

    Embora a definição de ROI (retorno sobre investimento) esteja evoluindo para se adaptar melhor ao mundo das relações e redes, a capacidade de demonstração do ROI em números concretos, e não em seguidores ou fãs, vai se tornar um requisito para os negócios em 2010. Acredita-se que apenas as empresas capazes de analisar e prever os retornos de investimentos brutos irão durar.

    7)     Real, interessante e muito bizarro – integração online-offline

    Os mundos virtuais, jogos e avatares foram apenas o começo da integração online-offline. Em 2010 iremos ver um grande salto nesta integração. A Realidade aumentada e o Twitter 360 são apenas alguns exemplos. Poderemos escanear os produtos nas prateleiras e processar a venda online; nunca mais precisaremos pedir um cartão de visita em eventos, e receberemos promoções e descontos de acordo com nossos interesses.

    8)     Muitas habilidades antigas serão necessárias novamente

    As empresas deverão voltar com os profissionais de marketing especializados em compreender a psicologia do consumidor e com experiência no mercado online e offline. A área de pesquisa e desenvolvimento irá focar em profissionais com experiência do consumidor para identificar as necessidades do usuário como parte do processo de aprimoramento e inovação de produtos, e a área de vendas e suporte continuará a oferecer atendimento online.

    9)     As mulheres certamente irão dominar as mídias sociais

    Hoje as mulheres são responsáveis por 75% das decisões de compra para o lar, e também por 85% das compras em geral por consumidores. As redes sociais têm pelo menos 50% de membros do sexo feminino, e são as mulheres de idade entre 35-55 as responsáveis pelo crescimento populacional mais rápido do Facebook. As mulheres deverão se tornar mais requisitadas também para tocar estratégias de negócios em empresas ligadas as mídias sociais.

    10)   A mídia social deverá fazer parte de velhos e novos caminhos

    No final de 2010 as mídias sociais irão se integrar inteiramente em tudo o que fazemos online e offline. Não falaremos mais tanto sobre tecnologia das mídias sociais, mas sobre o que pode ser feito com elas. Discutiremos o poder de posse e só serão aceitos conteúdos relevantes. Independente se você trabalha sozinho, é uma pequena empresa ou uma grande corporação, sua presença online e o contato com seu público será um requisito básico para se posicionar em direção ao futuro. E você participará, queira ou não, diretamente das mídias sociais no próximo ano. Simplesmente através de suas ações diárias.

    (Fonte: Ustrategy)

              0 votos.


Comentários (3)

  • Bosco Couto says:

    Muito bom o texto, o fato é que, gostando ou não, as mídias sociais estarão presentes na vida de todos, principalmente das empresas.

  • [...] Já havíamos falado da importância desta mensuração, o ROI, anteriormente. Aqui e também aqui. [...]

  • [...] em escala vertiginosa e estão cada dia mais conectados. (Falamos sobre esta tendência aqui, neste post. E falamos também sobre o quanto o iPhone foi decisivo nessa “virada” aqui, neste [...]

  • Comentário










    * Campos obrigatórios

    << voltar à página inicial

    • 85 3402.3898


    • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

    © 2011    Being    todos os direitos reservados