O papel da web na construção de marcas

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    08 | Nov | 12

    Está claro que estamos vivendo na era digital. O comportamento do consumidor está mudando com o uso das novas tecnologias interativas disponíveis na web e as marcas precisam estar atentas a essa realidade. Simplesmente adaptar as estratégias de comunicação utilizada nos meios off-line não são suficientes para encantar e conquistar o consumidor conectado. A presença efetiva de uma marca na web aumenta a eficácia de outros veículos e, em certos casos, pode ser o adesivo que une todo o esforço de comunicação da empresa.

    Como principal intermediadora da criação de marcas, a propaganda difundida de modo tradicional acaba criando uma barreira invisível entre marca e consumidor, pois a este não é dado qualquer papel na experiência. David Aaker, em seu livro “Como construir marcas líderes”, afirma que a experiência oferecida ao consumidor por meio da publicidade off-line é equivalente a observar um quadro na parede, ou apreciar uma escultura por detrás do cordão de isolamento. Em contraste a este modelo, a web se apresenta como uma alternativa para as marcas aprofundarem o relacionamento com os consumidores e permitir a eles uma maior interação.

    Na internet, a marca caminha por dentre pessoas, uma situação que oferece riscos e também oportunidades. Logo, as empresas precisam se conscientizar que o papel do público nesse ambiente é ativo, e que eles buscam constantemente informações relevantes aos seus interesses, entretenimento de qualidade e conversas descontraídas. Quando a construção de marcas na web se enquadra nessa mentalidade, as experiências criadas podem ser muito mais poderosas do que se imagina. Aaker enumera algumas singularidades do ambiente on-line que os gestores de marca precisam estar atentos, são elas:

    - A web é interativa e envolvente. Os usuários da web podem jogar, conversar, procurar informações e expressar opiniões em diversos canais – como blogs, redes sociais e fóruns. Insira a sua marca de maneira criativa e inteligente em uma dessas atividades e faça parte do dia a dia do seu consumidor sem ser intrusivo.

    - A web fornece informações correntes e ricas. A profundidade de informações que podem ser encontradas na web são incomparáveis com a de qualquer outro meio. A marca pode participar desse processo fornecendo informações úteis aos consumidores que os auxiliem no processo de compra e anule mensagens influenciadoras dos concorrentes. A comunicação de informações ricas e detalhadas realça a profundidade do relacionamento marca/consumidor.

    - A web personaliza. A personalização possível na web faz com que os usuários tenham acesso somente a conteúdos que lhe são de interesse. No caso da construção de marcas, as estratégias para a web (como ter um website e blog, estar presente nas redes e mídias sociais) permitem aos gestores segmentar e adaptar a comunicação para diversos públicos. Indo além, a web permite que sejam criadas marcas sob medida para o perfil de cada visitante, se necessário.

    O potencial da web na construção de marcas é imenso. É preciso que os gestores de branding tenham consciência de todas as ferramentas interativas disponíveis e as utilize de maneira benéfica para as estratégias de marketing da empresa. Com o uso eficiente do website, do blog, das redes e mídias sociais, dos games e outras plataformas, o relacionamento da marca com o consumidor se torna muito mais intenso e benéfico – para ambos os lados.

    Qual exemplo de marcas que fazem uso eficiente das potencialidades da web podemos destacar? Cite nos comentários! Continue acompanhando a Being aqui no blog, e também pelo Facebook e Twitter.

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