Empreender na internet: pontos a considerar

    Por

    18 | Apr | 11

    A internet continua propiciando que novos empreendedores se aventurem no mundo dos negócios e lancem novas empresas e produtos ao mercado o tempo inteiro. Mas depois da euforia inicial e dos fracassos atuais, torna-se cada vez mais necessário o questionamento: vale a pena empreender na internet e fazer dela uma nova forma de negócio?


    Empreender na internet: pontos a considerar


    Depende de muitos fatores. A internet, de fato, pode ser encarada como uma grande oportunidade, mas atrelada a ela temos alguns itens básicos que devem ser analisados e compreendidos. E isto serve tanto ao mundo offline quanto ao online, quando analisamos o mercado e a viabilidade de uma possível inserção de uma nova empresa no mercado.


    Boas ideias não bastam. O modelo de negócio deve analisar o mercado, a concorrência, o público-alvo, o preço, promoção e todos os pontos que envolvem o marketing. Sem uma criteriosa análise destes pontos, corre-se o risco de se ter apenas uma ideia e apenas ela por si só não traz resultados. Eles só virão com o modelo de negócio definido, claro e medindo o retorno, considerando estrutura de backoffice, loja ou comércio virtual. Sem isto, é bem possível que você esteja apenas se aventurando, gastando energia e tempo.


    O outro ponto a ser considerado é a utilização da internet como estratégia para proporcionar maiores acessos e visibilidade à empresa, promovendo a marca e o negócio. Assim como o modelo de negócio é baseado na internet, ela também serve como meio de divulgação e de posicionamento da marca. Um trabalho de branding bem realizado traz uma grande diferenciação frente à concorrência, que deve ser analisada de forma contínua, sob todos os aspectos.


    Você tem que ser necessariamente diferente dos demais, senão estará um passo atrás do concorrente, que geralmente será maior que você e ainda terá melhores preços ou condições comerciais.


    Ser ainda mais digital que o concorrente e mais envolvente com o consumidor pode trazer bons frutos, pois desta forma você potencializará o negócio e estará trabalhando fortemente a sua marca, trazendo aspectos diferentes a sua relação comercial com os seus clientes. Infelizmente, a maioria dos livros e dos exemplos trazidos neles são os de empresas que tiveram sucesso com a internet. Mas no meio da web temos casos e mais casos de insucesso, dia após dia, sempre baseados na ausência ou forma errada do modelo negócio, problemas de posicionamento da marca e enfraquecimento do negócio por conta da concorrência.


    Pensar nisso tudo e atrelar estes pontos a ideia do seu negócio muitas vezes define quem será você neste mundo – e também sobre o seu sucesso ou insucesso. A Being tem um exemplo de empresa e negócio baseado na web. Um guia médico, voltado a divulgação e promoção de médicos na internet. Um modelo 100% digital. Conheçam – www.pesquisamed.com.br

    Fonte da imagem: http://adevidacomedia.wordpress.com/2010/08/page/2/

    * * * ½   3 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados