17 de maio – Dia Mundial da Internet

    Por

    16 | May | 13

    O Dia Mundial da Internet, também conhecido como o Dia Mundial da Sociedade da Informação, é celebrado no dia 17 de maio. A data foi estabelecida após uma Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada no dia 17 de maio de 2005, que propôs à ONU (Organização das Nações Unidas) uma data comemorativa e informativa relacionada à Inclusão Digital no mundo.

    17 de maio - Dia Mundial da Internet

    Desde 2006, a UNESCO celebra a data promovendo a conscientização pública para os benefícios proporcionados pelo uso consciente da Internet. O objetivo maior é interligar os países subdesenvolvidos e desenvolvidos, tendo a Internet como a mais importante plataforma de comunicação e aprendizado. Mas você sabe o que é a Inclusão Digital? Esse processo passa por três instrumentos básicos e importantes: computador, acesso à rede e o domínio dessas duas ferramentas.

    Não basta o cidadão comum possuir um simples computador com acesso à internet – que geralmente, nas regiões menos favorecidas do Brasil, é feito com base na conexão discada. É preciso que a população saiba usufruir dos benefícios que esses dois instrumentos podem lhe trazer. Somente a partir desse terceiro ponto o cidadão é considerado incluso digitalmente. E como está o processo de Inclusão Digital no Brasil?

    17 de maio - Dia Mundial da Internet

    Segundo um estudo feito em 2012 pelo Centro de Pesquisa da Faculdade Getúlio Vargas – FGV, as cidades que possuem os maiores índices de inclusão digital são:

    1° lugar: São Caetano do Sul (SP), com 82,60% de abrangência da população em alguma plataforma digital;

    2° lugar: Santos (SP), com 78,19% de abrangência;

    3° lugar: Florianópolis, com 77,06% de abrangência em alguma plataforma digital;

    4º lugar: Vitória (ES), com 76,60%;

    5° lugar: Niterói (RJ), com 76,03%.

    A pesquisa mostrou que os maiores índices de inclusão digital não estão, necessariamente, nas grandes cidades e capitais, mas sim naquelas onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mais alto, onde as classes AB são grandes e, também, onde existe uma boa quantidade de universitários e pessoas com nível superior completo.

    Infelizmente, os estados e municípios da região Norte e Nordeste são os que possuem os piores índices. Segundo a pesquisa, cidades que se localizam nos estados do Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima e Piauí são as últimas colocadas no ranking. Fernando Falcão, no Maranhão, ocupa o último lugar com apenas 3,7% da população inclusa digitalmente.

    17 de maio - Dia Mundial da Internet Uma peculiaridade bastante interessante que a pesquisa apontou foi a Inclusão Digital nas favelas cariocas. O Complexo do Alemão e as favelas da Maré, da Rocinha e do Jacarezinho juntas possuem uma média de inclusão digital maior do que a média nacional, e inclusive de outros países. Esse fato é justificado graças ao trabalho feito por ONGs e outros projetos sociais que visam o acesso aos jovens carentes à Internet – tanto como meio de entretenimento, quanto como meio de profissionalização.

    O aumento da inclusão digital nas favelas cariocas é uma prova de que, com boa vontade e determinação, é possível mudar um cenário que, para muitos, parece ser irreal. Afinal, quem aqui se imagina sem computador atualmente? Sem internet? Difícil, mas é uma realidade em muitas cidades brasileiras.

    Acesse o link para ver a pesquisa completa: Índice de inclusão digital no Brasil

    Fontes: [1] [2]

    * * * * * 2 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados