Nossa sugestão de leitura de hoje é ‘Mirando Resultados’, de Ricardo Almeida, o primeiro livro voltado para planejamento estratégico, mensuração e previsão de ROI (retorno de investimentos) para Web no Brasil.
O maior obstáculo para as iniciativas do e-Business tem sido a falta absoluta de referências em planejamento para a Web, tanto internacionais quanto, principalmente, brasileiras.
Este livro traz luz sobre os principais pontos para um bom planejamento web: o know-how sobre como montar um projeto, que fatores levar em conta, como estruturar uma equipe de gerenciamento ideal, como encarar a tecnologia e integrá-la a uma boa comunicação, como driblar competições políticas internas e, principalmente, prever e calcular o retorno sobre o investimento (ROI).
Já havíamos falado da importância desta mensuração, o ROI, anteriormente. Aqui e também aqui.
O que achamos mais bacana é que a obra foca principalmente uma realidade nossa, de empresas brasileiras, e trata de uma metodologia prática, já utilizada nos mais diversos projetos de e-Business (o livro traz estudos de casos reais). E, melhor ainda, busca englobar todos os aspectos relevantes da montagem de uma estratégia Web.
O autor, Ricardo Almeida, é o criador do conceito de Webs Progressivas e da Metodologia Moebius. É também especialista em planejamento e gestão de projetos Web, com passagens por empresas como DM9DDB, Totem, Frontier e MMCafé.
0 votos. |
[...] Em tempo, veja também estas duas outras boas dicas de leitura: As Marcas no Divã e Mirando Resultados. [...]