Email marketing: uma velha nova forma de comunicar e vender

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    18 | May | 11

    No próximo #cafecommarketing debateremos sobre marketing promocional. O tema é abrangente e cresce a medida que mais empresas são lançadas ao mercado e precisam aparecer para seu público. Para esquentar o início desta discussão, citarei uma das ferramentas de uso promocional pelas empresas: o email marketing.

    O correio é uma das formas mais antigas de comunicação e popularizou-se com o meio digital através dos emails. Pode-se dizer que a comunicação via email começou antes mesmo do boom da internet acontecer no mundo, de forma tímida e até pouco compreendida, mas que depois se incorporou no dia a dia das pessoas e organizações.

    Trazendo para o ambiente empresarial, o que as organizações mais querem é exatamente se comunicar com os seus stakeholders, levando para todos a sua mensagem institucional ou promocional, através de todos os seus canais, sejam eles físicos ou digitais. Acontece que isso geralmente tem sido feito de forma errônea, em excessos ou com falta de privacidade e controle.

    O email marketing possui dois objetivos principais: comunicar e vender.   Mas grande parte das empresas erra ao realizar campanhas de e-mail marketing por falta de planejamento, estratégia de campanha, falta de foco e de clareza sobre o seu target. Resultado: cada vez mais são enviadas mensagens confusas, genéricas e sem relação com o desejo do consumidor – o que gera os famosos spams.

    Na hora de se comunicar por email com o seu público-alvo, leve sempre em consideração que ele não é apenas mais um endereço de correio eletrônico do seu banco de contatos. Perceba o quanto é errôneo e conflituoso fazer com o que o seu cliente, mesmo optando em receber seus emails, se descadastre posteriormente para não receber mais suas mensagens porque a sua empresa não consegue transformar aquele tipo de comunicação em algo relevante e útil para ele.

    É possível fazer excelentes campanhas de email marketing e obter bons resultados, mas os fatores que citei acima são primordiais para um bom desempenho dessa estratégia. Quem tem essa clareza de propósito tem muito mais possibilidades de fidelizar o seu consumidor e de conseguir novos clientes ávidos por novidades e informações sobre a sua empresa.

    Confira abaixo o vídeo da primeira matéria sobre o correio eletrônico feita no Brasil.


    Imagem: W/Buzz

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Comentários (1)

  • Natercia Melo says:

    Essencial enviar para as pessoas que realmente querem receber o conteúdo, que forneceram seu email e não de forma aleatória. Outro ponto é ser informativo com relação ao produto.
    Ótimo artigo! :)

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