#Desencontro2012: segundo e terceiro dias.

    Por

    02 | Apr | 12

    Segundo dia.

    O primeiro painel do dia teve como tema os podcasts, com a mediação do blogueiro Eduardo Sales (do blog Papo de Gordo) e os convidados Jurandir Filho (Rapaduracast), Raphael PH Santos (Iradex.net), Tato Tarcan e Prof. Maury (WeRgeeks.net). Os integrantes do painel conversaram sobre as importâncias dos programas de áudio e qual os motivos que fazem essa forma de mídia possuir tantos fãs.

    Logo após o primeiro painel, os integrantes do WeRGeeks, Tato Tarcan e Prof. Maury apresentaram um workshop sobre como fazer podcasts explicando as 5 etapas de produção (definição de formato, escolha dos equipamentos, captação do áudio, edição e distribuição). Além disso, a dupla indicou várias ferramentas importantes para quem quer fazer esse tipo de programa.

    Em seguida, o painel sobre Gastronomia 2.0 contou com a presença de Guilherme Nunes (Conversas de Cozinha), Alexandre Franzolim (organizador da TEDx Campos), Izakeline Ribeiro (Sabores da Cidade), sob mediação do blogueiro Ricardo Cobra (Homem na Cozinha). Os pontos mais importantes abordados durante a conversa foram o fato das redes sociais democratizarem as experiências relacionadas à gastronomia e como os blogs desse ramo  conquistam credibilidade perante seu público.

    Tumblr foi o assunto do workshop apresentado por Cristiano de Souza, mais conhecido na blogosfera como Catupiry. A rede social, que tem como principal atrativo a facilidade de produzir e compartilhar conteúdo, possui cerca de 130 milhões de usuários e cresceu 6000% em 2 anos somente aqui no Brasil. Cristiano deu dicas (SEO, monetização, etc.) para quem quer fazer um Tumblr de sucesso e falou sobre o futuro dessa rede social.

    Logo após uma rápida apresentação feita pelo presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), Fernando Carvalho, sobre o projeto do Cinturão Digital, deu-se início um painel sobre Marketing em Fortaleza. Os convidados Nayane Monteiro (Emediata), Tayro Mendonça (do Sistema Verdes Mares), André Nogueira (Flex Comunicação) e Cláudio Sena (Unifor) discutiram as tendências do mercado em Fortaleza, tanto no online quanto no offline.


    Terceiro dia.

    O painel que abriu o último dia do Desencontro teve como tema “Política e a democratização nem sempre amistosa da Internet”. Sob a mediação de Emerson Damasceno, os participantes Caio Túlio Costa (MVL Comunicação), Vicente Gioielli (do Núcleo de Mídias Sociais do Governo do Estado do Ceará), Fernando Gouvêa (Gravataí Merengue) e Roberto Maciel (do Diário do Nordeste) discutiram temas como a legislação em torno de campanhas eleitorais via Internet, formas de democratização da web no país e manifestações online.

    Acessibilidade foi o tema do workshop apresentado em seguida. Lucas Radaelli, estudante de ciências da computação e deficiente visual, apresentou várias dicas para quem quer tornar seu blog ou site mais acessível para quem possui problemas visuais, auditivos ou motores. Segundo Lucas, as boas práticas de acessibilidade para Internet coincidem muitas vezes com as estratégias de SEO. “Como os programas para deficientes visuais leem o texto do site ou blog, os mecanismos de buscas acabam decoficando esse site também com mais facilidade”, afirmou.

    No painel intitulado “O Jornalismo em tempos de dúvidas, desafios e ilusões perdidas”, o moderador Diego Maia (do Portal MSN) propôs temas para os convidados Bob Fernandes (Terra Magazine), Flávia Durante (Trip e TPM), Alberto Perdigão (Unifor) e Tiago Cordeiro (Connection Comunicação) discutirem. Pontos como legalização do diploma de Jornalismo, o papel dos profissionais no atual panorama da Internet foram abordados e a importância dos blogueiros no campo da informação foram alguns dos pontos discutidos.

    Com a moderação de Nick Ellis (do site TechTudo), o painel “Qual o futuro das mídias sociais?” teve a presença de Alexandre Inagaki (Pensar Enlouquece), Gilberto Knuttz (Uêba), Rodolfo Sikora (Gengibre), Ticiano Sampaio (Droider) e Alex Primo (pesquisador de Cibercultura e professor da UFRGS). “O que leva uma pessoa a compartilhar a sua vida na Internet?”, “O que faz uma rede social nascer, crescer e morrer?” e “Quais as tendências das redes sociais e dos seus usuários?” foram alguns dos questionamentos que os convidados procuraram responder.

    Um dos painéis mais lotados do Desencontro teve como tema “Publicidade, Marketing e Redes Sociais”, com mediação de Eric Messa (da FAAP e do site Meio & Mensagem) e com a presença dos convidados Ian Black (New Vegas), Sandro Rodrigues (Centro Europeu), W. Gabriel (Unifor) e Martha Gabriel (consultora e escritora). Eles discutiram sobre as melhores formas de usar a Internet para os negócios, como o mercado está se adequando às mídias digitais e sobre tendências locais, nacionais e mundiais referentes à área.

    Bem, esse foi um resumo de parte dos painéis que aconteceram durante o evento. Vamos ver o que vai rolar no ano que vem! Continue acompanhando as redes sociais da Being para conferir mais coberturas de eventos do segmento. Até a próxima!

    * * * * * 2 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados