#Desencontro2012: o primeiro dia.

    Por

    30 | Mar | 12

    O segundo Desencontro começou ontem, quinta-feira (29), coordenado por Emerson Damasceno e apresentando painéis com diversos assuntos. Entre os palestrantes, estava o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia; o autor do blog Papo de Homem, Guilherme Valadares; o professor David Rocha e a blogueira Elisa Araújo, discutindo temas que iam do Futebol à Educação 2.0.

    As instituições família e escola foram bastante argumentadas num rico bate-papo que ocorreu no painel “Filhos, Pais e Educação 2.0”. A discussão sobre o desenvolvimento da infância e da adolescência levou em consideração o atual panorama tecnológico em que grande parte da juventude está inserida. A jornalista Samantha Shiraishi (A Vida Como A Vida Quer), o professor David Rocha (Colégio Christus) e os blogueiros Humberto oliveira (Buteco da Net), Paula Naddaf (Desde A Barriga), AJ Freire (Nerd Pai) e Elisa Araújo (Crianças & Mídia) participaram da conversa.

    O foco da discussão foi como os pais, que em sua maioria não sabem lidar com redes sociais e com as novas tecnologias, podem direcionar a conduta de jovens que já nasceram imersos nesse contexto. Entre as principais preocupações, estão os dados de que cerca de 7,5 milhões de menores de 13 anos fazem parte do Facebook, apesar dessa rede social proibir a entrada de crianças até essa idade. O professor David Rocha ressalta: “É a primeira vez que o professor se adequa ao aluno, até hoje só acontecia o inverso”, referindo-se à revolução que as lousas digitais e os iPads trazem ao ensino.

    Enquanto isso, no outro palco do Desencontro, o painel “O Sucesso de Um Site É Medido Só Pela Sua Audiência?”, trazia os convidados Daniel Soares (do site Xpock), Caio Novaes (Brogui), Guilherme Valadares (Papo de Homem) e Raphael Mendes (Bobagento).

    Os blogueiros discorreram sobre o quanto as agências de publicidade têm dificuldade de entender a importância e o resultado de ações relacionadas a blogs. “O dinheiro investido em ações para blogs é o troco do que restou das outras mídias”, argumenta Guilherme. “As agências não querem saber de taxas de conversão, de engajamento das pessoas, infelizmente, elas só querem saber de números”, complementa Daniel.


    Também estiveram no palco 2 do Desencontro os convidados Ricardo Freire (Viaje na Viagem), Marina Lang (Folha de São Paulo), Alison McGowan (Hidden Pousadas Brazil), Augusto Rocha (PmWeb) e o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia. Neste painel, a discussão era sobre como a Internet pode ser aliada ao Turismo, especialmente se trabalhada de forma profissional.

    Ricardo Freire ressaltou que sites e fóruns ajudaram, durante muito tempo, os viajantes que percorrem o mundo a encontrar informações. Como exemplo, podemos nos lembrar do Tripadvisor, Mochileiros.com, Melhores Destinos e Matraqueando. “Oferecer um bom serviço de informação para as pessoas que querem viajar é um requisito importantíssimo para esse momento que eu chamo de era da recomendação”, reforça Ricardo.

    O secretário Bismarck Maia falou sobre as inovações no Turismo e na Internet no Estado do Ceará, citando projetos como o Cinturão Digital, o novo Centro de Eventos (que, segundo Bismarck, está 95% concluído) e o Acquario do Ceará (que terá investimento de R$ 437 milhões). Bismarck também discorreu sobre a mudança da estrutura do Turismo com a Internet, apontando dados que mostravam que, há 20 anos, 95% das decisões de viagem eram induzidas por agentes de viagem. Hoje, pesquisas evidenciam que esse percentual caiu consideravelmente devido a muitos outros fatores, entre eles a Internet.

    Os convidados ainda conversaram sobre temas como escassez de profissionais que trabalham com Internet na área do Turismo, dificuldade de distribuição de informações no país e a resolução desses problemas em caráter de urgência, devido à proximidade da Copa do Mundo de 2014.

    Os convidados ainda conversaram sobre temas como escassez de profissionais que trabalham com Internet na área do Turismo, dificuldade de distribuição de informações no país e como esse problema deve ser resolvido em caráter de urgência devido à proximidade com a Copa de 2014.

    O Desencontro trouxe ainda os convidados Ian Black (da New Vegas), Rafael Sbarai (Veja), Alexandre Formagio (Media Education e Social Media Brasil), João Pedro C. Motta (@OficialJoao) e Rafa Coimbra (Iungo), que conversaram sobre a importância do Facebook, rede que possui mais de 800 milhões de usuários no mundo todo. A discussão se deu em torno da facilidade que o Facebook traz em continuar o relacionamento que se iniciou no “setor offline” de nossas vidas.


    Aguarde mais posts sobre a cobertura da Being no Desencontro nos próximos dias!

    Fotos: Thamires Oliveira e PJ Brandão.
    Revisão e edição: Emanuele Silveira.

    * * * * * 4 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados