IV Seminário de Pensamento Estratégico de Marketing

    Por

    05 | Oct | 11

    No dia último dia 29 de setembro, aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) o IV Seminário de Pensamento Estratégico de Marketing. Realizado pelo Grupo e Estudos Mercadológicos da FEAAC/UFC, o evento lotou o auditório Gervásio Pegado com profissionais e estudantes que procuravam saber mais sobre o tema que seria abordado: Marketing e Tecnologia.


    Logo após uma rodada de agradecimentos aos organizadores do evento e um pequeno show com o cantor Edu Portela, o primeiro dos quatro convidados do evento começou sua palestra.

    José Viana é sócio diretor do site de compras coletivas Eita Mah, um site com visibilidade crescente no estado do Ceará. O regionalismo da marca, mostrado através do nome e do jeito de lidar com o cliente, é um dos grandes diferenciais do site em relação à concorrência com outras empresas conhecidas internacionalmente.


    Focando na classe C, segmento econômico em que se encontram 54% dos internautas brasileiros, o Eita Mah cresceu e já originou outros dois sites, o Eita Mah Eletro e o Centavo Urbano. Para Viana, isso ainda é o começo desse mercado que em seis meses teve um aumento de 13.000% em audiência. “Diferente do que muitos pensam, os sites de compra coletiva não são uma nova bolha. Na verdade eles só tendem a crescer”, afirma.

    O segundo palestrante do dia foi o professor e doutor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV), André Urdan. O professor falou sobre os desafios que os profissionais de marketing possuem pela frente aqui no Brasil. “O consumo nacional é pautado no imediatismo, cada vez pensando menos no futuro. É aqui que o profissional de marketing tem que entrar, dando de cara com o maior desafio da atualidade: a inovação”, disse.

    Para Urdan, falta investimento de empresas na área de pesquisa científica e tecnológica. Enquanto países como Coreia do Sul e Japão registram um número crescente de patentes, o Brasil, nesse campo, é uma verdadeira constante sem evolução. “Precisamos inovar sempre, transformar produtos em experiências, criar tecnologias”, finalizou.

    Pedro Ivo, diretor de compras e marketing da Ibyte, foi o terceiro palestrante do dia e falou sobre os desafios do varejo de tecnologia. “O mundo ficou pequeno, e a tecnologia hoje se movimenta numa velocidade incrível. O maior desafio do varejo de tecnologia é se manter atualizado e não perder tempo”, afirmou.

    Ivo exemplificou essa velocidade com o caso dos netbooks. “Um produto que mais ou menos até 2008, nós nunca tínhamos ouvido falar e, de uma hora para outra, se tornou uma febre. Muita gente comprou netbooks, e hoje algumas empresas já demonstram vontade de não produzi-los devido aos tablets. Será que os netbooks vão desaparecer do mercado?”, questionou Ivo, mostrando a instabilidade e a falta de certezas do atual mercado de tecnologia.

    A professora da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, Eliane El Badouy, apresentou a última palestra do seminário. Ela discursou sobre inovação e marketing para os chamados nativos digitais, termo cunhado pelo escritor especialista em educação Mark Prenski.

    Demonstrando exemplos teóricos e práticos sobre o novo panorama do mundo virtual, a professora falou sobre como a geração que nasceu envolvida pelo digital vê a realidade, a família e o mercado. Esses nativos digitais influenciam a criação de uma nova dinâmica do marketing, pautada no rompimento do convencional e no estreitamento da distância entre a marca e o consumidor. Em breve, falaremos mais sobre o conceito de nativos digitais.

    Esse foi um pequeno relatório de tudo que aconteceu no IV Seminário de Pensamento Estratégico de Marketing. Vamos ver o que vai rolar no ano que vem!


    * * * * * 4 votos.


Comentários (4)

  • Jonas Vieira Xavier Neto says:

    Oi, Pedro.
    Bom Dia.

    Eu sou estudante de Administração da UFC e estive na Comissão Organizadora do IV SPEM.
    Eu tava aqui procurando o anúncio do evento no portal da Universidade e achei o teu “pequeno relatório”. E então, você conhece a Professora Cláudia ou alguém da Comissão Organizadora que te pediu pra cobrir o Evento ou é uma iniciativa sua?
    Achei massa!
    Muito Obrigado!
    Abraço.

    Atenciosamente,
    Jonas Neto.

    Facebook: Jonas Neto.

  • Cláudia Buhamra Abreu Romero says:

    Prezado Pedro,

    você tem mais fotos do IV SPEM? Gostaria que você me enviasse cópias.

    Um abraço

    Cláudia Buhamra

  • Pedro José says:

    Olá, professora Cláudia.

    Não, não tenho mais fotos sobre o evento. Infelizmente as fotos que tirei estavam em baixa qualidade no celular. Porém, conheço alguém que tirou fotos do evento com uma máquina de melhor qualidade, vou atrás dela e, posteriormente, entro em contato, ok?

    Abraço.

  • Pedro José says:

    Jonas, desculpa a demora em lhe responder.

    A iniciativa de cobrir o evento foi minha. Vi nele a oportunidade de aprender mais sobre a área de tecnologia que tanto gosto e também fazer uma postagem pro blog da empresa em que estagio. =)

    O evento foi maravilhoso. Parabéns pela organização.

    Abraço.

  • Comentário










    * Campos obrigatórios

    << voltar à página inicial

    • 85 3402.3898


    • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

    © 2011    Being    todos os direitos reservados