O que aconteceu no #cafecommarketing: curso de Storytelling e Transmídia

    Por

    31 | May | 12

    Contar histórias é uma das artes mais antigas. Alguns teóricos chegam a afirmar que a humanidade e a narrativa nasceram praticamente ao mesmo tempo, e hoje, as contações de história acabaram por se adequar às estratégias de comunicação das empresas. Com apresentação de cases, exercícios e conceitos, o professor Bruno Scartozzoni mostrou no último Café com Marketing, realizado no dia 26 de maio, as possibilidades de unir histórias e marcas.

    O curso, uma versão pocket do apresentado em dois meses por Bruno na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foi dividido em quatro partes: Introdução ao Storytelling, Storytelling Aplicado, Processo Autoral e Transmídia. Alunos, jornalistas e empresários aprenderam mais sobre o tema que, atualmente, é tendência de marketing.

    Toda a apresentação de Bruno se desenvolveu em torno de um questionamento principal: como unir o poder de contar histórias (presente no trabalho de roteiristas, quadrinistas e escritores) com a inteligência comercial (de empresários e profissionais de marketing)?

    Através de pesquisadores e teóricos, Bruno explicou a importância das histórias desde os primórdios até os dias atuais. Segundo estudos psicológicos, por exemplo, um fato tem 20 vezes mais chances de ser lembrado se for contado por ou atrelado a uma história. Após o módulo introdutório, ele iniciou a apresentação de cases mercadológicos, mostrando como narrativas e empresas podem se unir.

    Entre cada módulo, um exercício era proposto com o intuito de colocar em prática o que havia sido assimilado momentos antes. E foi a criação de narrativas que guiou o terceiro módulo do curso, sobre processo autoral. O palestrante discutiu com os presentes o que é e o que não é uma história. Além disso, Bruno mostrou os elementos que formam uma narrativa, citando teóricos como o filósofo Aristóteles e os roteiristas hollywodianos Syd Field e Robert McKee.

    Finalizando o curso, foi apresentada a Transmídia. Esse conceito se desenrola sobre a possibilidade de uma mesma história se desdobrar em diferentes mídias, tais como TV, Internet, livros, games, histórias em quadrinhos, dentre outros. Ele citou exemplos de sucesso e mostrou como uma boa história rende bons resultados. O antigo exercício de contar histórias nunca esteve tão presente.

    A Being Marketing agradece a todos que estiveram presentes e ajudaram nesse recomeço do projeto #cafecommarketing. Em breve, traremos mais novidades sobre novos cursos. Siga-nos no Facebook e no Twitter e aguardem novas informações!

    * * * * * 8 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados