Case de Marketing Digital – Restaurante Misaki

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    13 | Jun | 11

    Além de todas as preocupações com arquitetura, ambientação, qualidade, estética e de outros detalhes de branding, o Misaki já nasceu digital com @, página, site, publicidade em portais e blog. Conceituado como o primeiro japonês contemporâneo de Fortaleza, o restaurante teve como uma de suas estratégias de lançamento a presença e a produção de conteúdos digitais.

    Atualmente não basta só ser bom, belo e ter qualidade. A marca tem que ser interessante e envolvente. Tem que comunicar e manter um relacionamento.A experiência de estar em um ambiente agradável estende-se para o virtual. Nas redes do Misaki, os clientes, fãs e seguidores são recepcionados por uma boneca que faz parte da decoração do lugar. A customização do avatar com a personagem faz parte da estratégia de humanizar os canais e tem funcionado bem.

    O Misaki atualmente possui uma página no Facebook onde compartilha notícias relacionadas ao segmento gastronômico e de assuntos do interesse do público que o frequenta. Nela é possível que os clientes acrescentem fotos de pratos e de momento no mural. A página possui duas abas personalizadas, uma com conteúdo institucional e outra com divulgação do cardápio de almoço executivo. Optamos pela personalização por dar um toque mais profissional à página. As duas redirecionam para links externos no site.

    No Twitter, o restaurante conta atualmente com 811 seguidores. Para uma marca que nunca fez promoções que solicitasse aos apreciadores que seguissem em troca de algo o resultado é relevante. Mostra que a maioria desse volume veio de forma espontânea. E isso é bacana!  Não condenamos promoções, mas prezamos que elas devam ser utilizadas de forma estratégica vislumbrando resultados em longo prazo e a fidelização dos novos fãs da marca.

    O restaurante possui o blog como mais um canal de comunicação. Semanalmente atualizado, traz notícias institucionais e outras curiosidades do universo culinário.

    Sabe quando um lugar é aconchegante e agradável que não basta comer lá, você tem prazer em compartilhar? É o caso do Misaki. O restaurante também marca presença no Foursquare, onde os frequentadores compartilham tips, fotos e seus check-ins.

    Apesar de todos os esforços digitais, não basta só estar na rede, a marca tem que envolver os clientes unindo estratégias offline e online. A última ação de relacionamento prestigiou fãs, seguidores e clientes das redes sociais. Os usuários que mais interagem de forma espontânea durante esses quase dois anos de presença digital foram agraciados com mimos e sobremesas gratuitas.

    Ter uma estratégia digital bem sucedida envolve, principalmente, muito planejamento e pensamento digital contínuo. Dessa forma é possível conhecer ainda mais o público-alvo e entregar mais valor a ele, sempre se relacionando e estando próximo. Conhecer as ferramentas é um dos passos, mas utilizá-las de forma estratégica é que faz a diferença. O outro é ter ideias que possam ser testadas e reforcem a marca em qualquer área que se queira investir.

    Para conhecer o Misaki digitalmente acesse um dos canais: @Misaki_Ce no twitter, Restaurante Misaki no Facebook ou  blog.restaurantemisaki.com.br.  Até o próximo case!

    Obrigada ao colaborador desse post @ehissa!

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