Tendências de Marketing e Mercado – 1 ano de cafecommarketing

    Por

    05 | Sep | 11

    No último sábado (3), tivemos a 12ª edição do #cafecommarketing. Em nossa comemoração de um ano de evento, fizemos uma pequena mudança na apresentação e todos os que participaram foram convidados a degustar um brunch especial depois do nosso debate (chique!).

    Nesta edição de aniversário, Neila Fontenele (Jornal O Povo) e Túlio Pinheiro (101º macaco) debateram com Bosco Couto e Elias Hissa, ambos aqui da Being Marketing, sobre as Tendências de Marketing do Brasil e dos demais países.

    Elias Hissa fez uma breve introdução, apresentando alguns tópicos relacionados à tecnologia, à comunicação, à publicidade, à convergência de mídias e outras tendências para aquecer o debate. Confira abaixo o conteúdo.

    Vamos considerar por um momento as mudanças mercadológicas pelas quais estamos vivendo. Já parou para pensar no quanto nossos clientes e nós mesmos mudamos? Estamos mais exigentes e queremos mais atenção das empresas, com produtos personalizados e serviços diferenciados. Queremos, simplesmente, atenção.

    Este foi um dos pontos levantados por Bosco durante a discussão. As maiores tendências para os próximos anos são: atenção, experiência e disponibilidade. Ao oferecer um produto/serviço para seu cliente, sua empresa tem que proporcionar a ele um bom atendimento, fazer com que ele desfrute da experiência global do serviço ou produto (ambientação, climatização, etc) e disponibilizar ao consumidor todas as informações possíveis sobre o seu negócio, de forma que ele escolha o que deseja ver.

    Os neoconsumidores hoje têm mais voz. Pensam duas vezes antes de comprar. E pesquisam tudo que podem a respeito de um produto ou serviço. Já que o conteúdo de hoje é descentralizado e democrático, é mais fácil obter informações por outros meios que não sejam as mídias de massa. Eles desejam interagir mais com as empresas e confiam cada vez menos em propagandas, preferindo pegar referências nas opiniões de amigos e outros consumidores via redes sociais e fóruns. Como Neila bem disse, Marketing não é só fazer com que o produto pareça ser bom, é mostrá-lo ao consumidor para que ele comprove através da experiência que seu produtos é, de fato, o melhor.

    Apesar de tanta informação em tantos locais, muita gente ainda confunde marketing com propaganda. Marketing não é propaganda. Propaganda é uma das etapas de um planejamento de marketing. É a parte onde a gente comunica o que o nosso produto ou serviço tem a oferecer ao consumidor. Propaganda é importante para alavancar seu negócio, mas não é tudo, como disse Túlio Pinheiro. Segundo ele, o mais importante é fazer, não comunicar. Deixar que as pessoas descubram que seu produto é bom.

    Uma tendência que vem crescendo bastante é a integração entre o online e o offline, principalmente em relação a e-commerce. O dinheiro hoje já virou plástico e bits, como disse Elias em sua apresentação. Já compramos mais em débito do que em dinheiro vivo. As compras em lojas virtuais só aumentam, assim como a facilidade de efetuar pagamentos. E em breve, o mobile marketing mudará ainda mais a forma como as pessoas consomem.

    Será que estamos preparados para tantas mudanças? O ser humano tem uma grande capacidade de se adaptar em vários ambientes, mas e o seu produto ou serviço? Como formar um plano de negócios hoje em dia, com tantas opções de comunicação para escolher e um público-alvo cada vez mais exigente? As perguntas continuam simples, mas as respostas estão cada vez mais complexas. É preciso conhecimento e paciência para executar o marketing com sabedoria em tempos tão voláteis.

    Esse foi um pouquinho do que discutimos. Quem quiser conferir o material na íntegra pode acessar, na Fanpage da Being, a aba “Live Stream” e assistir o vídeo.

    Informamos que o #cafecommarketing será reformulado. Passaremos um tempinho sem nenhuma edição nova, pois vamos repensar o modelo do evento e trazê-lo em breve com novidades.

    E também gostaríamos de agradecer a todos que fizeram e participaram dos encontros do #cafecommarketing ao longo do último ano. O carinho e reconhecimento de vocês nos inspiram a melhorar cada vez mais o evento e trazer sempre discussões bacanas e engrandecedoras sobre o mercado de marketing da gente.

    Um “obrigado” especial a todos os nossos palestrantes: Antino Silva, Arenusa Goulart, Flamínio Araripe, André Moreira Nogueira, Mauro Costa, W. Gabriel de Oliveira, Paulo Santiago, Felipe Nogueira, Fernanda Rocha, William Quezado, Cláudia Buhamra, Christian Avesque, Cristal Magno, Gabriel Ramalho, Syomara Duarte, Gal Kury, Neila Fontenele e Túlio Pinheiro.

    Até muito em breve no próximo (e novo) #cafecommarketing!

    * * * *   4 votos.


Comentário










* Campos obrigatórios

<< voltar à página inicial

  • 85 3402.3898


  • Rua Vicente Leite, 725 60170150 Meireles Fortaleza

© 2011    Being    todos os direitos reservados